No final de 2018, um grupo de parlamentares em parceria com a ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música – deram os primeiros passos na elaboração de um projeto defesa dos interesses da cadeia produtiva da música.
A FREMÚSICA – Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música – visa o trabalho no campo pragmático, de forma a mobilizar a legislação que assegure todos os meios da promoção dos fatores que envolvem a cadeia produtiva da música.
Além do seu inequívoco aspecto cultural, a preocupação desta Frente visa ser vigilante aos pontos que abrangem os aspectos econômicos, geradores de empregos e obviamente o desenvolvimento deste mercado no Brasil e os produtos e serviços desta área que possam ser exportados.
Em 1º de Abril de 2019, a Bancada da Música foi fundada, com ata assinada por deputados e um Conselho Consultivo formado por entidades e profissionais gabaritados do setor. Formalmente nomeada como Frente Parlamentar Suprapartidária em Defesa da Indústria da Música.
A entidade de cunho associativo deve ser integrada de forma suprapartidária e destinar-se a promover o aprimoramento da legislação federal sobre determinado setor da sociedade bem como o trabalho com o Executivo.